A tecnologia Drone está se tornando um elemento comum no kit de ferramentas diárias de qualquer inspetor ou gerente de construção. Isso está introduzindo uma nova era no levantamento topográfico – permitindo a captura de mapas detalhados do local, incluindo contornos do solo e características existentes da superfície da Terra, a uma fração do tempo e custo dos métodos tradicionais.
Fácil e legal: o levantamento por drones está agora ao alcance de todos.
Em países ao redor do mundo, os reguladores do governo estão tornando mais fácil e mais fácil obter certificados para voar drones em locais de trabalho. Este fato, combinado com a disponibilidade de drones de nível comercial cada vez mais baratos e fáceis de operar, significa que os sites agora podem concluir uma pesquisa topográfica em menos de uma hora e ter os dados processados em suas mãos, prontos para análise, dentro de 24 horas. horas. Os dados dos drones já estão sendo usados em muitos projetos de desenvolvimento da terra, desde os estágios iniciais de planejamento e projeto de subdivisões de terras, até avaliações de pré-construção, acompanhamento de progresso e levantamentos “as-built” finais.
Os empreiteiros civis estão entre os primeiros a adotar a tecnologia drone e admitem que os dados capturados por drones – usados em combinação com sistemas de controle de solo e software de processamento em nuvem – deram a eles uma maneira mais rápida, fácil e segura de produzir digitalmente. modelos de terreno e mapas de locais aéreos que os métodos que eles usaram antes.
Calculando o retorno do investimento
Usando pesquisas convencionais de GPS e Estação Total, ainda pode levar muito tempo para cobrir até mesmo um site pequeno – e depois há o tempo do escritório para processar dados na linha de trabalho e superfícies finais, o que adiciona ainda mais tempo à linha do tempo do projeto. Quando você adiciona isso ao fato de que o levantamento convencional custa cerca de US$ 125 por hora, fica claro que os métodos tradicionais não são viáveis para a cobertura regular de grandes sites. O uso de drones em conjunto com o software de processamento na nuvem, capacita o pessoal do local a realizar estimativas precisas, acompanhar o progresso e tomar decisões importantes com base em dados confiáveis e oportunos. Isso pode salvar um grande projeto de construção civil literalmente milhões de reais.
Informações melhores de conjuntos de dados ricos e visuais.
Ao contrário dos dados de levantamentos topográficos tradicionais – que são basicamente um conjunto de linhas de trabalho -, os resultados da pesquisa do drone incluem uma ortofoto, um mapa de contorno, um modelo de terreno digital e densas nuvens de pontos. O resultado é um conjunto de dados altamente preciso e ricamente visual, pronto para análise.
Uma visão compartilhada significa que todos estão na mesma página.
Equipado com nosso software, praticamente qualquer pessoa em um canteiro de obras pode acessar e usar dados de topografia sob demanda. Compartilhados de forma segura em toda a equipe do projeto, os conjuntos de dados podem ser usados para documentar como um site se parece antes do início do aterramento e acompanhar cada etapa do progresso ao longo do caminho.
Ferramentas simples dão a todos o poder de mapear, medir e analisar.
Com ferramentas embutidas fáceis de usar para medir e anotar conjuntos de dados, os volumes de estoque podem ser medidos com precisão em menos de um minuto e as notas de estrada podem ser medidas em segundos. Usando uma ferramenta de comparação superfície-superfície, o terreno real do site pode ser comparado ao arquivo de projeto para ver facilmente onde o material deve ser adicionado ou removido.